Mattoso Câmara Jr.

  • explique a seguinte afirmação de Mattoso Câmara Jr. "o gênero [...] não conhecide necessariamente com a diretriz semantica o sexo, é perturbador e contrapruducente tomar essa diretriz como ponto de partida para a descrição da categoria substantiva de gênero" (P.149)

Não é possivel considerar apenas o sexo para a descrição do genero substantivo. Pode ser de carater imcompleto a visualiação de características do reino animal para a descrição de genero nos substantivos na gramatica tradicional.

  • Para Mattoso Câmara Jr. o que é genero feminino? De exemplos que fundamentem a sua resposta.

O femino é um processo de particularização significativa que esta muito longe de se limitar à especificação das femeas no reino animal.

Não coincide necessariamente com a diretriz semantica do sexo e trata-sede uma oposição feita a partir de uma forma que não possui uma marca ou chamada desinencia zero (0). Essa regra pode ser confundida com o morfema [o] presente e palavras que designe masculino.

Câmara ressalta ainda que não é apenas o /a/ que marca o feminino; é ele em posição a uma forma masculina onde ele não aparece.

  • Mattoso Câmara Jr assevera que "não é a flexão de substantivo, em principio, a marca basica do seu genero ." Explique e exemplifique essa afirmação do linguista brasileiro.

a afirmação do linguista brasileiro remete a regra dos nomes, de todos admitirem a determinação de genero pelo artigo. Assim, mais importante que o morfema no nome para a marca do genero é uma regra considerada redundante uqe diz que a determinação é imposta pelo artigo que antecede o nome.

a menina

o menino

  • No entendimento de Mattoso Câmara Jr quais são os dois aspectos basicos para se levar em conta no tratamento morfologico do genero?

1º: a flexão do artigo determina o genero do nome.

2º: o processo morfologico (masculino = 0 (zero) e feminino = necessidade de marca)

  • Para Mattoso Câmara Jr. o que é importante na descrção gramatical do genero?

O que é importante na descrição gramatical de genero é a depreensao de seu principio diretor ( artigo) e o mecanismo flexional por que se expressa a categoria de genero em portugues.